• Venha nos conhecer!!!
Você está aqui:
Home Normas

I - Normas da Escola

O Colégio Mauricio Salles de Mello tem sua identidade na vivência dos princípios filosóficos da educação montessoriana: Os ideais de Maria Montessori, que cultivam simultaneamente os aspectos individuais e comunitários, tendo como meta a autonomia competente e responsável, ensejam a assimilação progressiva de valores essenciais como o Respeito e a Solidariedade. Assim, esperamos que os alunos do Colégio Mauricio Salles de Mello cumpram as seguintes normas:

1. Respeito a si e aos outros

Cada aluno estará respeitando a si mesmo e aos outros se:

• tiver o cuidado com a linguagem;
  • mantiver uma atitude polida e respeitosa com todo o pessoal da escola (professores, funcionários e colegas );
  • não cometer qualquer forma de violência física ou verbal;
  • fizer uso diário do uniforme completo;
  • preocupar-se com o seu aproveitamento;
  • respeitar as exigências particulares dos seus professores.

2. Respeito ao ambiente

Para uma melhor qualidade de vida cada aluno deverá manter:

• a ordem e a limpeza no ambiente escolar;
  • o senso de conservação do material de uso coletivo e individual;
  • a preocupação em evitar o desperdício de qualquer material.

3. Assiduidade e Pontualidade

A assiduidade e a pontualidade são condições essenciais ao sucesso escolar. Portanto, cada aluno deverá:

• chegar alguns minutos antes do horário;
  • observar atentamente o horário de início de cada aula e aguardar, em sala, o professor;
  • apresentar-se à Coordenação caso chegue após 8:00 horas (matutino) ou 14:00 horas (vespertino). O aluno tem permissão para entrar com até 15 de atraso;
  • se desejar entrar ou ausentar-se da escola fora do horário normal, apresentar uma autorização de um dos responsáveis. O comunicado deverá vir, por escrito, em folha solta ou destacável para que seja arquivado na ficha individual do aluno;
  • permanecer em sala na troca de professores. Não há intervalo entre as aulas além dos 20 minutos de recreio entre a 3a e 4a aula.

II - Orientações Escolares

1. Doenças

O aluno adoentado deve procurar a Coordenação. Em sua agenda escolar deverá constar os telefones atualizados do trabalho dos Pais. Só será medicado com a autorização de um dos responsáveis.

2. Faltas

Diariamente é feito um controle de faltas. Não havendo a comunicação da família justificando a falta, a escola entrará em contato. Pedimos aos Pais que avisem-nos em caso de falta.

3. Uniforme

É obrigatório o uso do uniforme completo (inclusive as meias). É proibido o uso de bonés, camisetas de times, calças e abrigos coloridos que descaracterizam o uniforme.

4. Material

O material de uso pessoal é de responsabilidade do aluno. Material perdido ou esquecido, se encontrado, poderá ser resgatado na Coordenação. Evite trazer para a escola objetos que não façam parte de seu processo de aprendizagem.

5. Atividades

Participe das atividades proposta pelo professor. Não leia nem se distraia com objetos ou atividades que não sejam da aula. Estude sempre. Não deixe para fazê-lo às vésperas de avaliações. Procure os professores sempre que sentir necessidade, frequente o "Plantão".

6. Plantão

Nos dias e horários estabelecidos você poderá tirar suas dúvidas no Plantão. Evite procurar o Plantão só próximo às avaliações. Nesse período a solicitação é muito maior e o atendimento pode ser insuficiente e não atender as suas expectativas.

7. Agenda

Use a agenda ao máximo. Nela devem estar anotadas as tarefas e lembretes diários. Não deixe de anotar as datas de entrega de trabalhos, dos testes e avaliações.

8. Sistema de Avaliação

No segundo mês de cada bimestre os alunos terão uma semana de avaliação e receberão, com antecedência, um quadro com as datas de cada prova e o conteúdo que será avaliado.

Os alunos que, por razões muito sérias, não puderem comparecer às provas, mediante justificativa, por escrito, se aceita pela Coordenação, poderão fazê-las, fora do horário de aulas, em data a ser marcada pelo professor da disciplina.

Pedimos aos Pais que observem as datas de provas e evitem marcar viagens ou outros compromissos que ocasionem a falta do aluno na semana de avaliações.

9. Cola

Sendo a honestidade um valor privilegiado por nossa escola, a todo aluno flagrado colando (tanto o aluno que fornecer a informação, quanto aquele que a receber) será atribuído nota zero no trabalho ou prova em questão.

SHCGN 708 Bloco "C" - Via W4 Norte
Em frente ao UniCEUB