Metodologia= MONTESSORI.

HISTÓRIA
Maria Montessori nasceu em 31 de agosto de 1870 na pequena cidade de Chiaravalle, no leste da Itália. Filha única de Alessandro Montessori e Renilde Stoppani, Montessori era neta do famoso geólogo e naturalista, Antônio Stoppani.
Ao completar 12 anos , sua família, de modesta condição econômica, muda-se para Roma, visando oferecer as filha as oportunidades de uma educação mais completa, quando fosse o tempo de iniciar seus estudos.
Aluna de uma escola elementar pública, Montessori não foi o que podemos chamar de aluna brilhante, mas a vivência na capital, rica de idéias novas e particularmente fascinante – fomentada pela Reunificação da Itália e pela afirmação e desenvolvimento de novas instituições democráticas – fez com que Montessori adquirisse alguns aspectos que viriam a se juntar ao seu caráter forte, e que a marcaria para sempre.
Seu grande senso de dever, sua natureza assertiva, suas fortes convicções e a forma vigorosa de expressá-las rendeu-lhe ao longo da vida, muitos seguidores e… muitos opositores.
Maria Montessori construiu sua história pessoal, intelectual e científica dedicando-se por mais de meio século ao estudo e à pesquisa do mais fundamental e difícil problema do homem – a sua formação; porque considerava que só através dela seria possível agir diante de questões decisivas da vida – sua conservação e seu desenvolvimento.
Até sua morte em 6 de maio de 1952, então com 81 anos, viveu de maneira concreta e apaixonada a história de seu próprio tempo, imersa na sua luta e na sua conquista, concebendo e experimentando novas alternativas, contestando as tradições e os dogmas, lançando-se com coragem às novas necessidades e às novas perspectivas da Educação, da Criança e da Humanidade.

SISTEMA
Um sistema é definido pela relação de suas partes.
Especificamente na Educação Montessoriana, não é a filosofia ou a metodologia tratadas individualmente que nos darão a possibilidade de entende-la. Por constituírem-se em partes, são ordenadas hierarquicamente; mesmo com fronteiras claras que protegem a função de cada uma, estão a serviço e em sintonia com o todo.
Ao contrário de outros pesquisadores educacionais, a Dr.a Montessori desenvolveu um método pedagógico para colocar em prática sua filosofia.
Entendia por Auto Construção: que a formação da estrutura do ser humano seria fruto de uma força interior ; que se realizaria sob a influência do meio e dos períodos de desenvolvimento. Estes períodos, de características próprias, foram por ela assim definidos:

1° Período – Do nascimento aos 6 anos
A criança realiza sua própria construção através da exploração e da absorção do ambiente que a circunda. Sua inteligência labora em função do “externo” e das relações superficiais existentes entre os objetos e suas qualidades. É um período essencialmente sensorial.

2° Período – Dos 6 aos 12 anos
Nesta fase ,o jovem é capaz de relacionar os fatos à luz da razão, preocupando-se com o “como” e com o “porquê” das coisas. É a entrada no mundo da abstração.

3° Período – Dos 12 aos 18 anos
O mundo passa a interessá-lo sob um ponto de vista diferente: procura aquilo que deve fazer, ou seja, desperta para o problema das causas e dos efeitos.

Em Educação como Ciência, defendia que esta resultaria de uma pedagogia científica que fosse capaz de respeitar as leis do desenvolvimento da criança e suas fases evolutivas. E, por fim, em Educação Cósmica fazia referência ao respeito às leis estabelecidas na estreita relação entre natureza e vida e sociedade humana; reconhecendo que é a “tarefa cósmica” de cada ser, que mantém a harmonia da vida e que torna possível a evolução.

A Dra. Montessori jamais considerou sua obra concluída, ao contrário, manifestou a expectativa de vê-la continuada e acrescida … “Se a ciência começasse a estudar os homens, conseguiria não só fornecer novas técnicas para a educação das crianças e dos jovens, mas chegaria a uma compreensão profunda de muitos fenômenos humanos e sociais que estão ainda envolvidos em espantosa obscuridade. A base da reforma educativa e social, necessária aos nossos dias, deve ser construída sobre o estudo científico do homem desconhecido.”
Esta seria a tarefa inevitável dos que a sucederiam…Realinhar suas propostas à luz dos eventos intelectuais, culturais e científicos subsequentes.
Esta é a nossa tarefa !

METODOLOGIA
Ao considerar as crianças um grupo social de enormes dimensões e uma verdadeira potência no mundo, Montessori por onde passou, deixou sua certeza de que era na criança que residia a esperança da construção de um mundo melhor.

Ao Homem, dizia ela, cabe a imensa tarefa de continuar em conjunto o trabalho da Criação, descobrindo com sua inteligência, as inúmeras e infinitas possibilidades que a Natureza lhe oferece, e, desta forma, recriar e proteger seu meio cultural. Com este espírito, lançou-se ao estudo científico das crianças, de sua personalidade, de seu desenvolvimento psíquico.

Descobrir a importante função da criança na formação da personalidade humana, foi antes de tudo, o resultado de uma observação cuidadosa e sistemática do comportamento infantil, em um ambiente preparado para atendê-la – um experimento científico desempenhado por uma mente científica.

Dizia não ter feito outra coisa se não estudar as crianças, acolhendo e buscando significado aquilo que lhe davam: “Sou apenas a intérprete das crianças.”

Contudo, foi uma conquista de Montessori ter criado condições que permitissem as crianças manifestar suas ações de acordo com suas necessidades internas; analisou cientificamente a personalidade da criança, sua capacidade de experimentar as possibilidades de seu desenvolvimento psíquico e intelectual, a sua natureza e o período da mente absorvente. Argumentava que o objetivo da Educação jamais poderia ser encontrado fora da criança, ao contrário, devia ser buscado dentro dela, na força que impulsiona e sustenta todo o seu trabalho de Auto-Formação e Construção. À Educação então, caberia a tarefa de favorecer, no seu sentido mais completo, o desenvolvimento do potencial criativo, da iniciativa, da independência, da disciplina interna e da confiança em si mesmo.

É importante lembrar que o enfoque da Educação Montessori é sempre indireto e nunca direto, ao contrário da educação tradicional. O respeito da Dr.S Montessori pela formação da criança, desde a sua concepção, levaram-na ao cuidado de não interferir diretamente no seu desenvolvimento.

FILOSOFIA
A Filosofia Montessoriana deve ser reconhecida por ser um começo, a busca de respostas para a educação e a vida da criança. Partindo de suas experiências e não das nossas, representa a base para a construção da educação do futuro.
Considerando as grandes possibilidades existentes na criança e a sua enorme importância para a humanidade, Montessori passou a examiná-la mais de perto, buscando um modo de contribuir para o seu desenvolvimento. Tinha uma certeza: devia ser criada uma ciência prática para ajudar esta capacidade potencial.
O fruto de suas observações a faz pioneira ao reconhecer e encontrar a expressão concreta que:
é agindo que a criança adquire conhecimentos.
através de uma ordenação de atividades de dificuldades gradativamente crescentes, a aprendizagem se estabelece com maiores possibilidades de sucesso.
a auto-confirmação imediata dos resultados do trabalho é garantia de uma aprendizagem eficiente.
intervenções indevidas dos adultos comprometem a aprendizagem.
cada aprendiz tem um ritmo próprio que deve ser rigorosamente respeitado.
certos comportamentos – particularmente o de observação – tornam aprendizagens posteriores, possíveis ou mais fáceis de serem adquiridas.
certas aprendizagens podem ocorrer muito mais cedo que o habitualmente previsto.
Para garantir a prática de seus pressupostos, Montessori pensa numa escola nova:
oferece aos seus aprendizes um “ambiente preparado” com materiais de desenvolvimento de características bem definidas, permitindo à criança chegar gradualmente e de acordo com seu ritmo, à conquista de novos conhecimentos.
com educadores e educandos desempenhando simultaneamente o papel de observadores e participantes, num contexto de relações interpessoais baseadas no respeito mútuo e confiança.
com atenção especial à educação social, dando orientações para a inclusão de crianças de diferentes idades numa mesma classe. Uma comunidade que se forma no exercício do equilíbrio entre a liberdade individual e a necessidade do grupo.
Desta forma, Montessori assegura que crianças e jovens, em todos os níveis de desenvolvimento, preparem-se para participar da sociedade na qual, mais tarde, terão que encontrar seus lugares como adultos responsáveis, generosos, competentes, críticos e independentes.

Esta é a maior tarefa da Escola…

Constituir-se numa verdadeira ajuda à vida.

Fonte: OMB – Organização Montessori do Brasil